domingo, 13 de setembro de 2009

PROFESSOR PIXICA DIVULGA CARTA E REVELA A VERDADEIRA SITUAÇÃO DA EDUCAÇÃO DE JATOBÁ DO PIAUÍ

Carta do Professor Pixica
à comunidade Jatobaense.


O professor Pixica, é concursado no município de Jatobá do Piauí, desde ano de 1997. Que muitos alunos seus se tornaram professores de Jatobá do Piauí, (Murilo Bandeira, Rivaldo Carvalho, Joseane Pereira, Diana Jaime, Socorro Silva, Marinalda, Fabiana Hébis, Rosa Francisca entre vários outros), e muitos outros em várias profissões.
É um grande incentivador da cultura e esporte de Jatobá do Piauí. Que no inicio da administração de Macedo Bandeira, o seu salário foi cortado abruptamente com argumentação de acúmulo de cargos. Que mesmo sem receber seu salário, não abandonou sua missão, trabalhou na 5a, 6 a e 8 a sérias na Escola Municipal Tertuliano Pereira, ficando sem receber durante sete meses o seu salário.
Que esse período respondeu um processo administrativo criado pelo prefeito Macedo só no intuito de maquiar e colocar a responsabilidade sobre uma comissão, criada para esse fim. A comissão era composta pelo Supervisor escolar o professor José Francisco do Carmo (Diretor da Unidade Escolar Leonardo da Vinci – onde foi aluno e hoje os meus filhos estudam). José de Coimbra (chefe de Gabinete de Jatobá - formamos juntos em matemática na UESPI) e a professora Diana Jaime (diretora da Escola Mun. João Félix de Andrade - minha ex-aluna). Quem acompanhou o processo sabiam desde começo que tinha um só objetivo o de demitir o professor Pixica.
Essa perseguição vem desde que Macedo ficou sabendo que o Professor Pixica foi eleito por unanimidade para exercer o cargo de presidente do SINDSERJA. O Sindserja e seus membros vêm sendo perseguidos: veja bem, a Professora Eleneide foi transferida da Santa Alice para Sede do município só para satisfazer o ego do Prefeito Macedo. A professora Silvaneide foi colocada fora da coordenação do cursinho popular, depois de organizar e colocar para funcionar, só para satisfazer os políticos (vereadores do lado do prefeito Macedo) e a Secretária de Educação do Município de Jatobá do Piauí. As professoras: Diva, Lavínia e Nair Morais foram pressionadas por determinação do prefeito Macedo, se ficariam com o segundo turno do Estado ou prefeitura.
O prefeito mandou que não fosse descontada a contribuição sindical, o direito garantido na Constituição. A Diretoria do Sindserja tem trabalhado desde inicio de sua fundação, no mês de fevereiro conseguiram por ordem judicial bloquear as conta da Prefeitura de Jatobá e pagar todos os professores. Que a professora Eleneide voltou a trabalhar na Santa Alice, de onde não deveria ter saído, por ordem judicial; a professora Rosangela também já voltou a trabalhar por ordem judicial, no mês de agosto foram 13 ações trabalhistas contra a prefeitura no Tribunal Regional do Trabalho já todos em fase de julgamento.
Vejamos bem, se o Professor Pixica foi penalizado em ser demitido por está acumulando cargos públicos, por que o Prefeito Macedo que um prefeito do Partido Trabalhador (PT) que diz ser um partido de transparência, por que não penalizar os servidores do seu lado como a Diretora Rejane (Presidenta do Conselho do FUNDEB), tem 40 horas no Estado e 40 horas do município e é funcionária da Unidade Escolar Leonardo da Vinci ; a professora Isaura; que acumulam cargos públicos em Jatobá. ( Professora do município com 20 horas, secretária do ensino médio do Estado com 40 horas, e Coordenadora do Brasil Alfabetizado); sem falar na enfermeira, nas coordenadoras. Como a política partidária do PT é contraditória, em Campo Maior, o professor Ribamar(Ribinha) de acordo com a matéria publicada no portalcampomaior.com; é professor municipal, é professor do estado, é professor do Colégio Intelectus, professor do estado do Maranhão e é vereador de Campo Maior, então possui cinco cargos; a lei se aplica para todos ou somente para quem não vota no PT? Sem falar nos funcionários que recebem sem trabalhar.
Enquanto a maioria dos servidores está trabalhando, assinando o ponto e sendo humilhados e perseguidos até mesmo para assinar o ponto (caso da Zélia em Tamarindo, que em março descontaram 50% do seu salário). Enquanto há servidores sem trabalhar e recebendo seus salários. Enquanto o prof. Pixica trabalhou sete meses e não recebeu pelos seus serviços. Servidores humilhados sem poder falar ou reclamar do transporte escolar superlotado, da merenda escolar( suco artificial, proibido pelo o MEC), de menores dirigindo transportes escolar, cunhados da Secretária de Educação contratados e trabalhando, um na Escola Municipal João Félix e outro trabalhando na própria secretaria de educação. (isso não é nepotismo, uma bandeira de briga que o vereador Fernando Miranda(PT) teve contra administração de Campo Maior, mas em Jatobá pode que o PT, apóia). Logotipo do governo Macedo(a vez do povo) estampado dentro da diretoria da Escola Municipal João Félix de Andrade, então política dentro de uma escola, agora pode, que o PT apóia, fardamento escolar com o logotipo da administração a Vez do Povo, é só dar uma olhadinha nos uniformes dos alunos do ensino fundamental e médio(Estado) da região da Santa Alice, Cerâmica, Bem Posta e outras. Laboratório de Informática que nunca funcionou na Santa Alice usado pelo vice-prefeito (Raimundo Francisco) pelo o secretário de obras (Zé Carlos), usado como gabinete político, é só perguntarem os próprios alunos de Santa Alice. Os contratados não pode reclamar de nada, são informados que não tem direitos de férias e nem de 13o salário, como eles são contra uma Lei que eles mesmos mandaram para a Câmara Municipal e foi aprovada, os Estatutos dos Servidores, que garante aos contratados todos esses direitos.
Por que o prefeito Macedo não divulga a Lei que sancionou no mês de março de 2009, que destina R$ 70.000,00 (setenta mil reais) para atender as pessoas carentes com cestas básicas, urnas funerárias, enxovais, passagens intermunicipais, remédios e outras. Por que ele não divulga, se é para atender as pessoas carentes. Então divulgamos, paras pessoas carentes que devem procurar o Serviço Social de Jatobá e cadastrar-se e receber esse benefício. Se o Prefeito Macedo é tão certo, por que ele aceita desviar sinal da internet do Telecentro, um programa federal, para a Secretaria de Educação, Prefeitura Municipal e para a Casa do Chefe de Gabinete. É só olhar os cabos de rede passando por trás da Delegacia e por trás da Casa do ex-vereador Tote.

Aos meus alunos do ensino fundamental da Escola Municipal Tertuliano Pereira e aos meus amigos professores, diretoras e coordenadora, saio com a cabeça erguida e com o dever cumprido como todos sabem e conhece esse amigo professor; em momento algum mostrou para classe estudantil e seus pais e responsáveis, que estava acontecendo, essa perseguição. Aos alunos que espero todos no Ensino Médio, alguns já neste próximo ano. Sou um profissional da Educação que triste saio, mas ao mesmo tempo fico feliz, pois a sementinha plantada está dando frutos, quem me substituiu foram simplesmente dois ex-alunos.

Fico triste por duas profissionais da Educação, uma foi minha aluna, como também seu esposo Raimundo Francisco, e suas duas filhas; a professora Diana Jaime, que aceitou essa missão que cominou com a minha demissão; a outra a professora Graças Pereira por ser uma Secretária de Educação que não tem pulsos algum, que aceitou todas essas perseguições em sua Secretaria e nada fez em defesa dos seus professores. É por que na fundação do SINDSERJA, Maria das Graças, hoje secretária, foi ao microfone e desabafou que não aceitaria nenhum tipo de perseguição, acredito hoje, que a professora não dorme tranqüila.

Um abraço aos amigos e que Deus perdoo a eles todos...

Prof. Pixica, 13 de setembro de 2009.

Um comentário:

  1. Olá grande amigo dos velhos tempos , Pixica sou eu Augusto Barbosa do Jatobá do Piaui , Me adiciona no email para nos comunicarmos : jab.moveisprojetados@gmail.com . Abraços do amigo Augusto Barbosa. Telefone : (85) 8756-5155 ( OI ) (85)9178-8553 ( Claro )
    (85)9632-1151 .

    ResponderExcluir